quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Excelência | Inovar para conquistar mais espaços no mercado
A inovação é imprescindível para a competitividade.


Inovação é palavra de ordem, condição fundamental para as empresas de qualquer porte e setor se manterem e ampliar seus espaços no mercado. O mundo globalizado exige que as empresas criem um ambiente propício e estimulante para as pessoas criativas desenvolverem sua imaginação, inclusive dando-lhes suporte para que aprendam com seus erros.
A inovação, ao contrário do que alguns imaginam, não está diretamente ligada a grandes ideias ou invenções. Através da observação do dia-a-dia e ouvindo a opinião de seus clientes, o empresário achará as respostas necessárias para que seu negócio tenha um novo impulso.
Empresas inovadoras são aquelas que sabem diferenciar seus produtos e beneficiar-se de processos produtivos mais eficientes. Conseguem não apenas melhorar sistematicamente sua produção corrente, como inovar com sucesso.
A inovação exige constante colaboração e sintonia entre as diversas áreas da empresa, especialmente marketing, operações e recursos humanos.
Não basta oferecer apenas o preço mais baixo. O empresário tem que inovar, procurar atribuir um diferencial ao seu negócio, agregar valor ao seu produto.
Colegas, clientes, fornecedores e até mesmo a concorrência são fontes preciosas e estimuladoras à inovação, porque representam pontos-chave de energia, novas ideias e sugestões para resolver os problemas das empresas.
Além disso, o empresário deve acompanhar tudo o que envolve o seu setor de atuação, frequentar feiras, ler as publicações direcionadas, participar dos debates, conhecer as tendências e se envolver buscando diferenciais. Enfim, o empresário deve perceber as mudanças que ocorrem à sua volta.
Sua empresa é inovadora?
1 A única maneira de manter a fidelidade do mercado é estar sempre agregando melhorias, pois, por menores que sejam, fazem a diferença... ou o concorrente o faz.
2 Um relacionamento mais próximo com os clientes ajuda a conhecê-los em suas necessidades. Cada empresa tem seu estilo, cultura e modos de operar.
3 As pesquisas sinalizam e direcionam os esforços de marketing e venda. Evitam o gasto de energia em projetos pouco consistentes e descartáveis pelo mercado.
4 Forme uma equipe criativa, comprometida com um projeto e que reúna, com visões diferenciadas e que pense de forma sistêmica.
5 Uma inovação só é considerada válida se traz resultados positivos. De nada adianta inovar, se não houver ganhos para ambas as partes: a empresa e os clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário