Balanço social | Uma nova etapa na relação com o mercado e a sociedade
O balanço socioambiental, publicado anualmente, é uma demonstração de que o empresário deu passos significativos para posicionar seu empreendimento no campo da sustentabilidade, agregando valores reconhecidos pelo mercado e pela comunidade.
O mérito da questão em cada avaliação dessa natureza é se ver no rol das empresas preocupadas com o bem estar coletivo e poder avançar nesse sentido com parâmetros autênticos e desafiadores, que certamente resultarão no fortalecimento de sua imagem.
Com um trabalho interno e externo responsável, realizado com transparência e diálogo, envolvendo projetos relacionados ao meio ambiente, cultura, educação e saúde, focado sempre no desenvolvimento social, a partir de parcerias como poder público, a empresa tende a conquistar a consideração de seus colaboradores e consumidores, que não estarão mais apenas preocupados com produtos e serviços de qualidade, e sim, com o aprimoramento das relações entre a empresa e a sociedade.
Ainda, em contrapartida, um balanço social bem estruturado e coerente, devidamente documentado, abre as portas da empresa para uma nova realidade de relacionamentos, tanto na hora de obtenção de linhas de crédito e financiamentos, como para atrair investidores, que levam o balanço social em alta consideração no momento de avaliar o valor da empresa. Como adicional, há benefícios tributários específicos às empresas inovadoras.
O balanço social está em convergência com padrões internacionais e alinha às micro e pequenas empresas às grandes empresas. No caso das S.A., os projetos que elas desenvolvem já são divulgados nas bolsas de valores para orientar analistas de mercado. Sendo assim, trata-se de um instrumento que possibilita um salto qualitativo no processo de gestão, amparado por lei, e prepara as empresas familiares para o ambiente globalizado, onde as disputas por mercado estão em patamar que não se restringe apenas ao preço competitivo ou à relação doméstica com seus consumidores.
Em síntese, o balanço social demonstra que a empresa compreendeu a amplitude do conceito 'inovação', que inicia com uma gestão eficiente e a capacitação de pessoal para um novo ambiente de trabalho, mais aberto e criativo; passa pela modernização tecnológica da estrutura, que otimiza recursos para reduzir custos, e avança para as ações voltadas ao público externo, com responsabilidade social.
Não se deve esquecer que essa prestação de contas deve ser feita por contabilistas, preparados tecnicamente para seu planejamento e elaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário