Ponto comercial | Onde instalar sua empresa
A localização de qualquer empreendimento pode contribuir decisivamente para o seu sucesso. Muitas vezes, um grande negócio, com reais possibilidades de sucesso, pode ser um fracasso comercial por uma simples falha na escolha do ponto, cuja decisão depende pessoalmente dos proprietários. E quando o negócio não fracassa, pode não alcançar o sucesso esperado, mesmo que haja um grande investimento e esforços direcionados para tal.
Quando pensar num empreendimento, é primordial saber escolher o ponto ideal. E isto você mesmo pode fazer sem grandes investimentos. Primeiramente, é necessário saber exatamente se o empreendimento será voltado ao segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços.
Esta identificação justifica-se pelo fato de cada segmento exigir um pensar diferente, dentro de suas próprias características. Por exemplo: um empreendimento industrial não é visitado por clientes com a mesma freqüência de um estabelecimento comercial que, por sua vez, também aponta diferenças se for comparado a uma empresa prestadora de serviços.
Um empreendimento industrial deve, basicamente, levar em conta muito de logística, considerando os melhores meios de distribuição e as condições de acesso e a proximidade dos seus fornecedores. Neste caso, pondere também a infra-estrutura do local.
As empresas prestadoras de serviços devem ter outra preocupação, quanto à definição de sua localização. Aqui valem as facilidades de contato que você precisa ter para se integrar ao cliente, como linhas telefônicas suficientes para atender às chamadas, secretária eletrônica para chamadas fora do horário de expediente, telefones móveis, e-mail, fax e site na internet. Afinal, por ser prestador de serviços, muitas vezes você vai estar trabalhando na empresa do cliente.
Com empreendimentos comerciais a atenção deve ser ampliada a uma série de mínimos detalhes. Como a presença de clientes vai ser constante, o acesso deve ser facilitado. Aqui deve-se considerar a alternativa da loja estar localizada num shopping center, aproveitando-se algumas das tendências do mercado, ou num comércio de rua, central ou de bairro. O ambiente deve ser climatizado e aromatizado de acordo com o produto e o perfil dos clientes. Cada segmento tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser analisadas a partir de suas características próprias.
Dentro da análise do segmento em que atua é preciso considerar agentes estratégicos como clientes (tendências de consumo do público-alvo, por exemplo), fornecedores (tempo e custo de entrega) e, até mesmo, concorrentes (nível de saturação, tipo da concorrência e tendências de crescimento). Cada um exige atenção integrada na tomada de sua decisão. Procure, portanto, compreender a situação como um todo, não apenas por partes.
Não se esqueça que a localização pretendida depende também, e muito, de aspectos legais envolvendo, por exemplo, impostos, licenças de operação, questões de zoneamento e um conjunto de leis, particulares de cada município.
Além dos apontamentos legais é preciso se preocupar com os seguintes fatores mercadológicos, dentro das características do seu segmento e dos agentes clientes, fornecedores e concorrentes:
1· fluxo de pedestres e tráfego de veículos (faça uma combinação de horários e dias distintos);
2· facilidades de acesso;
3· tipos de mídia para investimento;
4· opções de estacionamento no próprio local escolhido ou em suas proximidades;
5· pessoal qualificado;
6· visibilidade;
7· infraestrutura e seus custos;
8· características socioeconômicas e demográficas da região;
9· perfil dos vizinhos;
10· características do ambiente externo, como segurança e nível de ruídos.
Procure nortear suas decisões sob a percepção do cliente. Coloque-se no lugar dele e comece a destacar os pontos fortes e fracos que encontraria na localização pretendida. Aliás, em muitos casos não só pense, como vá e conheça a situação na prática.
Havendo a possibilidade, converse com os vizinhos que já estão instalados há algum tempo na localidade ou em suas imediações. Busque informações, na maior quantidade possível. Experiências acumuladas por outras pessoas podem contar muito para você evitar erros comuns.
Pense no seu empreendimento hoje e como ele será no futuro. Tente aproximar realidade presente (o que seu empreendimento é hoje) com percepção futura (o que você pretende que ele seja). O desenho desta visão dá outras dimensões para você orientar suas decisões quanto ao melhor caminho a ser trilhado para seu empreendimento.
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