sexta-feira, 22 de março de 2013


Balanço Patrimonial | Informações seguras para tomar decisões gerenciais

O Balanço Patrimonial faz parte do conjunto das Demonstrações Contábeis que as empresas devem elaborar. Mais que uma obrigação, o Balanço Patrimonial tem como objetivo, o de oferecer informações sobre a situação financeira da empresa, que é útil para a tomada de decisões pelos gestores da empresa e por terceiros.
O Balanço Patrimonial representa em uma data específica, a posição de seus ativos, passivos e patrimônio líquido, definidos da seguinte maneira:
· Ativo é um recurso controlado pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a empresa;
· Passivo é uma obrigação atual da empresa como resultado de eventos já ocorridos, cuja liquidação (pagamento) esperada se resulte na saída de recursos econômicos; e
· Patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da empresa após a dedução de todos os seus passivos.
Alguns itens que correspondem à definição de ativo ou passivo podem não ser reconhecidos como ativos ou passivos no Balanço Patrimonial porque não satisfazem os critérios para reconhecimento como tal. Em especial, a expectativa que benefícios econômicos futuros fluam da ou para a empresa deve ser suficientemente certa para corresponder aos critérios de probabilidade antes que um ativo ou um passivo seja reconhecido.
Ativo
O benefício econômico futuro do ativo é o seu potencial de contribuir, direta ou indiretamente, para com o fluxo de caixa e equivalentes de caixa para a empresa. Esses fluxos de caixa podem vir do uso de ativo ou de sua liquidação.
Muitos ativos, por exemplo, bens imóveis e imobilizados, têm forma física.  Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de ativo.  Alguns ativos são intangíveis.
Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é essencial. Assim, por exemplo, bens imóveis mantidos em regime de arrendamento mercantil são um ativo se a empresa controla os benefícios que se espera que fluam do bem imóvel.
Passivo
Uma característica essencial do passivo é que a empresa tem a 'obrigação' presente de agir ou se desempenhar de certa maneira. A obrigação pode ser legal ou não formalizada (também chamada de obrigação construtiva).
A obrigação legal tem força de 'lei' como consequência de contrato ou exigência estatutária. A obrigação não formalizada (construtiva) decorre das ações da empresa quando:
a) por via de um padrão estabelecido por práticas passadas, de políticas publicadas ou de declaração corrente, suficientemente específica, a empresa tenha indicado a outras partes que aceitará certas responsabilidades; e
b) em consequência disso, a empresa tenha criado uma expectativa válida, nessas outras partes, de que cumprirá com essas responsabilidades.
A liquidação de obrigação presente geralmente envolve pagamento em caixa, transferência de outros ativos, prestação de serviços, a substituição daquela obrigação por outra obrigação, ou conversão da obrigação em patrimônio líquido.  A obrigação pode ser extinta, também, por outros meios, como o credor que renuncia a, ou perde seus direitos.
Patrimônio líquido
Patrimônio líquido é o resíduo dos ativos menos os passivos reconhecidos. Ele pode ter subclassificações no balanço patrimonial. Por exemplo, as subclassificações podem incluir capital integralizado por acionistas ou sócios, lucros retidos e ganhos ou perdas reconhecidos diretamente no patrimônio líquido.
BALANÇO PATRIMONIAL
Ativo
Passivo
Caixa e equivalentes de caixa
Fornecedores e outras contas a pagar
Contas a receber e outros recebíveis
Passivos financeiros
Ativos financeiros
Passivos e ativos relativos a tributos correntes
Estoques
Tributos diferidos ativos e passivos
Ativo imobilizado
Provisões
Propriedade para investimento
Patrimônio Líquido
Ativos intangíveis
Capital
Ativos biológicos
Reservas de capital
Investimentos em coligadas
Reservas de lucros

Nenhum comentário:

Postar um comentário