Demonstrações de Resultados | Demonstração do desempenho econômico para a boa gestão
As empresas devem apresentar seu desempenho econômico do período por meio de duas demonstrações contábeis: a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Resultado Abrangente.
A Demonstração do Resultado do Exercício deve conter, no mínimo, todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período, obedecendo à legislação vigente, com o lucro líquido ou prejuízo como última linha:
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO
· Receitas operacionais do período
· Custo dos produtos, mercadorias ou serviços vendidos
· Lucro bruto operacional
· Despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais
· Resultado de investimento em coligadas e empreendimentos controlados em conjunto contabilizada pelo método de equivalência patrimonial
· Resultado antes das receitas e despesas financeiras
· Despesas e receitas financeiras
· Resultado antes dos tributos sobre o lucro
· Despesas com tributos sobre o lucro
· Resultado líquido das operações continuadas
· Resultado líquido após tributos das operações descontinuadas
· Resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de ativos à disposição para venda que constituem a unidade operacional descontinuada
· Resultado (lucro ou prejuízo) líquido do período
A Demonstração de Resultado Abrangente deve começar com o Resultado (lucro ou prejuízo) do Exercício como primeira linha, transposto da Demonstração de Resultado do Exercício:
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE
· Resultado (lucro ou prejuízo) do Exercício
· Cada item de outros resultados abrangentes classificado por natureza
· Parcela dos outros resultados abrangentes de coligadas, controladas e controladas em conjunto, contabilizada pelo método de equivalência patrimonial
· Resultado abrangente total
Exigências aplicáveis
Os efeitos de correção de erros e mudanças de práticas contábeis são apresentados como ajustes retrospectivos de períodos anteriores ao invés de como parte do resultado do período em que surgiram.
A empresa deve apresentar contas adicionais, cabeçalhos e subtotais na Demonstração do Resultado Abrangente e na Demonstração do Resultado do Exercício, quando essa apresentação for relevante para o entendimento do desempenho financeiro da empresa.
Por outro lado, não deve apresentar ou descrever qualquer item de receita ou despesa como “item extraordinário” na Demonstração do Resultado ou na Demonstração do Resultado Abrangente, ou em notas explicativas.
Análise da despesa
Cabe à empresa apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na natureza dessas despesas, ou na função dessas despesas dentro da empresa, devendo eleger o critério que forneça informações confiáveis e mais relevantes. A legislação brasileira leva à apresentação por função.
1. Análise de despesa por natureza:
De acordo com esse método de classificação, as despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios a empregados e despesas com publicidade), e não são realocadas entre as várias funções dentro da empresa.
2. Análise de despesa por função:
De acordo com esse método de classificação, as despesas são agregadas de acordo com sua função, como parte do custo dos produtos e serviços vendidos, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a empresa divulga seu custo dos produtos ou serviços vendidos, de acordo com esse método, separadamente de outras despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário